Pular para o conteúdo principal

Esoterismo





Histórico

Veja o anjo de hoje em datas importantes

A palavra esotérico é de origem grega e seu significado é: oculto, interior, secreto. O seu conceito oposto é exotérico, que significa: exterior, de fora.

Mas, é preciso estabelecer uma diferença entre o esoterismo da era de peixes para o esoterismo da era de aquário, isto é, da atualidade.
Nos primórdios de nossa civilização o esoterismo era um conhecimento exclusivo de alguns. Hoje, contando com milhares de anos de história, o homem atingiu uma nova etapa evolutiva, um patamar mais elevado de conscientização e o conhecimento que no passado era privilégio de uns poucos, pertence hoje à humanidade, está na mídia.

É apenas uma questão de gosto, de decisão, a opção do homem da era de aquário adquirir ou não o conhecimento esotérico.Por isso, o significado original da palavra esotérico perdeu a sua razão de ser.

A transmissão do conhecimento esotérico nos tempos antigos era feita oralmente de pessoa para pessoa ou em pequenas comunidades, ou seja, escolas de mistério ou lojas maçônicas, cujos membros eram cuidadosamente selecionados antes de serem admitidos.

Hoje, qualquer pessoa interessada em ampliar seu conhecimento nessa área encontra na mídia dezenas de anúncios de cursos e aulas a baixo custo, oferecido por grupos, escolas ou centros religiosos, onde ela pode buscar e encontrar o seu caminho espiritual.

Os países considerados como fonte da tradição esóterica, os países montanhosos do Himalaia, do Nepal e do Tibete (chamados de proibidos, devido ao seu isolamento natural pelo dificílimo acesso, quase inatingíveis para os ocidentais até bem pouco tempo), foram o depositório do conhecimento esotérico protegido da evolução e transformações pelas quais passaram todas as religiões do Ocidente. E ainda mais, conseguiram manter viva a tradição do mais remoto passado, o conhecimento das forças ocultas da alma humana, assim como a mais alta realização dos ensinamentos esotéricos dos sábios e santos da Índia.

Em 1950, o rei do Nepal que regia o império despoticamente desde o século XIX fugiu, e o país abriu suas fronteiras. Na mesma década o Tibete, o último elo vivo a nos unir a um passado distante, foi invadido pela China e o rei-Deus, Dalai Lama, fugiu e estabeleceu seu governo na Índia.

Para que essa sabedoria primordial não se perdesse, a única maneira de preservá-la foi romper o sigilo, abrir os arquivos, divulgar o máximo possível o conhecimento e a tradição, mesmo com o risco de vê-los falsificados ou profanados.

E foi assim que no Ocidente se desenvolveu o esoterismo nesta segunda metade do século XX, que coincide também com a entrada de um novo ciclo cósmico, a era de aquário. Os tesouros espirituais escondidos e preservados por milênios foram desvendados para o mundo, e abriu-se para a humanidade o caminho da Iluminação, que através do controle da força interior conduz à liberdade e à auto-realização.



Fundamentação Doutrinária

(Chakras - Cristais - Cabala Hebraica)

Ao buscarmos o início, os primórdios do esoterismo, chegamos sempre no antigo Egito, com seus templos e pirâmides onde se realizavam os rituais iniciáticos, que tão importante papel representam para o esoterismo. É de lá que chega até nossos dias os fundamentos da filosofia esotérica de todos os tempos.

A Tábula Smaragdina, escrita por Hermes Trimegisto, constitui o texto básico do Esoterismo. Através dela podemos compreender praticamente tudo que se refere ao conhecimento oculto. Hermes Trimegisto era considerado um semi-Deus, semi-homem. Como Deus foi Thot, Deus da sabedoria, que colocou em um livro todo o conhecimento esotérico existente. Seu livro é chamado “Livro de Thot”.

- Chakras

A palavra Chakra vem do sânscrito e significa disco, roda. São pontos de conexão ancorados em nosso corpo etérico, eles governam o fluxo de energia cósmica que recebemos. Os chakras desenvolvidos atingem uns cinco centímetros de diâmetro e se parecem com depressões semelhantes a pratinhos ou vórtices, não são matéria, mas espaços vazios.

São pontos de luz, que brilham mortiçamente em um homem menos evoluído espiritualmente, ou podem girar em coruscantes torvelinhos luminosos, brilhantes, por eles passando muito maior quantidade de energia, aumentando o potencial e as qualidades no homem bem evoluído. Os chakras têm o aspecto da corola de uma flor e pelo centro de cada uma dessas flores, como de uma boca aberta, flui continuamente a energia do cosmos responsável pela existência de nosso corpo físico, atuando em todo ser humano. Os principais chakras são sete, por eles nos são transmitidas as diferenciadas energias dos Sete Raios, que são a divisão da Luz Branca de Deus manifestando no homem suas qualidades divinas em seus sete aspectos qualitativos.

Todos os chakras têm um núcleo de fogo branco, não importando a sua cor. A liberação da quantidade de Luz para o chakra é decorrente do preparo e grau de evolução do homem. Pessoas desarmonizadas, com maus hábitos, ou com vida exclusivamente apegada à matéria, não têm o chakra com o mesmo brilho e rotatividade do homem piedoso que está buscando seu auto-aperfeiçoamento.

E, por conseguinte, o fluxo de energia está enfraquecido e não são ancoradas no seu corpo físico, quantitativamente em relação ao anterior as qualidades inerentes ao chakra; não estando com toda sua capacidade de absorver e segurar a Luz, ela não vai fluir bem através deles, e aí, a doença, a depressão, os problemas e os obstáculos se instalam. Daí, a importância dos chakras: chakra em ótimas condições - vida feliz; chakra desarmonizado - vida difícil ou caótica.

Existem muitas formas práticas para manutenção do fluxo de energia através dos chakras: meditação, rituais de orações para limpeza dos chakras, alimentação, a música, aplicação dos cristais, mantras, etc.

São sete os chakras principais correspondentes aos Sete Raios, mas no total são 144.

1. Chakra da Corôa

Nome sânscrito: Sahasrara
Está situado no topo da cabeça. Segundo raio, amarelo, tem 972 pétalas.
Qualidades: sabedoria, discernimento, iluminação, consciência cósmica, lucidez, perspicácia, humildade.
Distorção: feitiçaria, magia negra, mente limitada, falta de discernimento, ignorância, orgulho, indolência, etc.
Mantra: AUM

2. Chakra do Terceiro Olho

Nome sânscrito: Ajna
Está localizado na testa entre as sobrancelhas. Pertence ao quinto raio, cor verde e tem 96 pétalas.
Qualidades: integridade, visão, verdade, visão divina, generosidade, abundância, compartilhar.
Distorção: insuficiência, falta, pobreza espiritual, ingratidão, cobiça, ganância, inveja, ciúme.
Mantra: OM NAMAHA

3. Chakra da Garganta

Nome sânscrito: Vishuddha
Está localizado na garganta. Sua cor é o raio azul, o primeiro raio. Possue 16 pétalas.
Suas qualidades: poder, vontade divina, proteção, honestidade, perfeição, fé, coragem, justiça, determinação divina, liderança serva, valor.
Distorção: imperfeição, desobediência, fraqueza, covardia, dependência, manipulação psíquica, magia negra.
Mantra: OM HAM NAMAHA

4. Chakra do Coração

Nome sânscrito: Anahata
Na altura do coração. Pertence ao raio rosa, que é o terceiro raio. Tem 12 pétalas.
Qualidades: amor, compaixão, caridade, abnegação, beleza, criatividade, conforto.
Distorção: desamor, egoísmo, feiúra, discórdia, atrito, sensualidade, desunião.
Mantra: OM YAM NAMAHA

5. Chakra do Plexo Solar

Nome sânscrito: Manipura.
Altura do umbigo e do estômago. Raio dourado, púrpura e rubi, pertence ao sexto raio. Possui 10 pétalas.
Qualidades: liberdade, transmutação, misericórdia, paz, calma, serviço, atenção, apoio, desapego.
Distorção: turbulência emocional, guerra, desordem, inconstância, desejo, caos, injustiça, perniciosidade.
Mantra: OM RAM NAMAHA

6. Chakra da Alma

Nome sânscrito: Svadhishthana
Entre o umbigo e a base da espinha. Raio Violeta, que é o Sétimo.Tem seis pétalas.
Qualidades: liberdade, transmutação, misericórdia, justiça, integridade, tolerância, diplomacia.
Distorção: Servidão, cativeiro, intolerância, maldições, bruxaria, mau uso da ciência sagrada, crueldade.
Mantra: OM VAM NAMAHA

7. Chakra da Base

Nome Sânscrito: Muladhara
Está sobre a base da espinha. Raio branco que é o quarto raio. Possui quatro pétalas.
Qualidades: pureza, ordem, disciplina, excelência, moral, ética, fidelidade.
Distorção: Imperfeição, imoralidade, descontrole, individualismo, solidão, anarquia.
Mantra: OM AIM NAMAHA


Chama Violeta para a purificação dos Chakras

Eu sou um Ser de Fogo Violeta! Eu Sou a Pureza que Deus Deseja!

a) Meu coração é um chakra de fogo violeta,
Meu coração é a pureza que Deus deseja!

b) Meu chakra laríngeo é uma roda de fogo violeta,
Meu chakra laríngeo é a pureza que Deus deseja!

c) Meu plexo solar é um sol de fogo violeta,
Meu plexo solar é a pureza que Deus deseja!

d) Meu terceiro olho é um centro de fogo violeta,
Meu terceiro olho é a pureza que Deus deseja!

e) Meu chakra da alma é uma esfera de fogo violeta,
Minh’alma é a pureza que Deus deseja!

f) Meu chakra coronário é um lótus de fogo violeta,
Meu chakra coronário é a pureza que Deus deseja!

g) Meu chakra da base é uma fonte de fogo violeta,
Meu chakra da base é a pureza que Deus deseja!

(Decretos da Summit Lighthouse – www.tsl.org )


..................................................


- Cristais

Desde que o homem habita este planeta, sempre utilizou os cristais em todas as civilizações e com diferentes propósitos.

No mundo antigo, na Grécia, na antiga Roma, na Civilização Maia, os índios americanos, todos buscavam harmonia ou proteção, sorte, vitórias, saúde, tratamento de doenças ou transformações.

Costuma-se dizer que o cristal é formado de raios de sol cristalizados. Na verdade, cada cristal é a essência concentrada das qualidades do Raio da cor que lhe corresponde. Exprimem, portanto, a perfeição cósmica.

Entre os inúmeros usos do cristal, o mais disseminado é o da meditação para a limpeza e alinhamento dos chakras, para ampliação do campo magnético acelerando os processos de assimilação e compreensão mentais, para aumento da intuição, da criatividade, enfim, é ilimitado o poder maravilhoso dos cristais, desde que se aplique o cristal correspondente à qualidade que se deseja.

As práticas mais comuns de meditação com os cristais são simples, mas requerem um mínimo de conhecimento sobre o assunto para que haja resultados. O cristal deve ser limpo e colocado à luz solar freqüentemente, não deve ficar exposto a ambientes movimentados, e deve ser manuseado apenas por quem dele se utiliza, estas são regras básicas.

Uma excelente prática de meditação é a meditação dos chakras: Permanece-se deitado por uns quinze minutos, com uma pedra de cristal na cor e no local correspondente a cada um dos chakras.

Para cura, o método é o mesmo, coloca-se o cristal sobre a parte do corpo a ser curada. No caso de doenças ou dores, para haver bom resultado, deve-se antes promover a limpeza dos chakras, já que a doença é o resultado da desarmonia do corpo.

O estudo sobre os cristais é amplo, eles têm as propriedades correspondentes aos Sete Raios, aos Planetas, aos Chakras, aos Sete Arcanjos, e aos Sete Senhores dos Raios. Cristais pedras e gemas, estimulam o corpo mental, espiritual, físico e emocional, pois cada uma vai agir de forma única em sua área de atuação, para cada indivíduo.

Ametista: aumenta o poder intuitivo para revelar os mistérios do inconsciente coletivo. Um canal direto para a auto-elevação. Irradia harmonia, paz, intuição, humildade. Representa os raios ultra-violetas, na alquimia e transformação. É uma das melhores pedras para a meditação, pois tem a mais alta vibração da Terceira Visão. Fortalece o sistema imunológico, endócrino, a hipófise. Ajuda em desequilíbrios mentais, dores de cabeça, ansiedade. Deve ser usada entre as sobrancelhas. Seu chakra e o da terceira visão.

Aventurina (Quartzo Verde): Trabalha a relação pais e filhos. Purifica os corpos mental, emocional e espiritual. Libera medos e ansiedades. Estimula o tecido muscular. Fortalece o sangue. Bem-estar, tranqüilidade emocional e atitude positiva diante da vida. Saúde, alegria, independência. Seu chacra e o do coração.

Azurita: Ativa a expansão da consciência. Limpa mente e alma, traz luz e verdade para substituir idéias ultrapassadas. Amplifica as habilidades curadoras. Aumenta o fluxo de energia através do sistema nervoso (pois contém cobre). Auxilia o corpo a aproveitar o oxigênio. Fortalece o sangue. Seus chakras são 2: da terceira visão e da garganta.

Calcita: Equilibra características yin e yang, polaridades masculina e feminina. Alivia medos, reduz tensões. Transmite alegria e leveza. Ajuda o funcionamento do fígado, baço, rim e pâncreas. Trabalha com o chakra de acordo com a coloração da pedra.

Ágata: Fertiliza conceitos de crescimento direcionados para a realidade (pé na terra). Tonifica corpo e mente Reforça o efeito de outras pedras da família do quartzo. Difunde o senso de força e coragem. Ajuda a discernir as verdades e aceitar as circunstâncias.
Trabalha com os Chakras de acordo com a coloração das pedras.

Ágata Vermelha: Simboliza força. Estimula a curiosidade e a iniciativa. Encoraja a busca, a aventura. Ajuda a sair da letargia.Valioso ajudante do cristal claro. Facilita a concentração.
Auxilia no tratamento de problemas lombares e nos órgãos reprodutores (como infertilidade e impotência). Energiza o sangue. Seus chakras são dois: o da base e o umbilical.

Água marinha: Transmite clareza, calma, inspiração e paz. Atua como a água. Inspiração espiritual. Abre o chakra da garganta na recepção de doutrinas verdadeiras. Acalma os nervos e reduz a retenção dos líquidos. Purifica o corpo. Clareia a mente e aumenta a criatividade e verbalização. Equilibra o físico, emocional e mental. Afasta os medos e fobias. Excelente para meditação. É uma das pedras usadas pelos profetas e videntes. Amuleto para marinheiros e aventureiros.
Fortalece o fígado, rins, baço e tiróide. Seus chakras são dois: da garganta e do plexo solar.

Amazonita: Acalma o sistema nervoso. Ajuda o alinhamento dos corpos físico e espiritual. Traz alegria e levanta o moral. Facilita uma visão clara das coisas que nos incomodam tornando mais fácil sua eliminação. Seu chakra é o da garganta.

Âmbar: Não é uma pedra, mas uma resina fossilizada de pinheiros pré-históricos. Não emite forte energia curativa, mas tem o poder de retirar distúrbios do corpo. Deve ser colocada sobre a região dolorida para a absorção de energia negativa. Atua como estabilizadora. Desperta o Kundalini. Acalma e harmoniza. Ativa a natureza altruísta. Espiritualiza. Alivia tendências suicidas e depressivas. Seus
chackras são três: umbilical, do plexo solar e da coroa.

Citrina: Deve ser usada por pessoas sensíveis e vulneráveis a influências externas, pois bloqueia vibrações negativas e dá um sentimento de proteção e segurança. Quebra a energia em blocos, segmentada no corpo fazendo com que flua livremente. Diminui tendências autodestrutivas, pois aumenta a auto-estima e autoconfiança. Ajuda no abandono de vícios e na desintoxicação da mente e do corpo. Traz luz, jovialidade, alegria, esperança, e atrai abundância.
Auxilia na regeneração de tecidos e em distúrbios dos rins, cólon, fígado, vesícula, órgãos digestivos e coração. Seus chakras são 3: umbilical, do plexo solar e da coroa.

Cristal Claro: Quartzo Transparente. Recebe, guarda, transmite, cura e amplifica energia. Amplifica a energia de outras pedras, assim suas qualidades podem ser integradas em seu próprio campo de energia. Dispersa a negatividade. Aumenta as propriedades cristalinas do sangue, corpo e mente. Estimula as funções cerebrais. É considerado o avô do reino mineral encabeçando a enorme família do quartzo: ágata, ametista, aventurina, quartzo azul, jasper, opala, quartzo rosa, ônix, rubi, quartzo fume, turmalinado, olho de tigre, entre as mais conhecidas. Seu chakra é o da coroa.

Diamante: Representa o puro foco divino. Mestre das curas. Ajuda no poder de percepções espirituais e em funções cerebrais. Auxilia na eliminação das toxinas.Abranda os ciúmes. Afrodisíaco moderado. Quebra bloqueios da personalidade. Dispersa a negatividade. Engrandece todo espectro de energias no corpo, na mente e no espírito. Traz abundância, purificação e fé.

Esmeralda: Equilibra e cura. Expande a consciência na busca das verdades. Melhora as relações pessoais. É excelente para os exercícios de meditação profunda. Tonifica corpo, mente, espírito. Estimula visão espiritual mais profunda. Prosperidade, riqueza, amor, gentileza, equilíbrio, cura e paciência. Limpa e ilumina a aura.
Fortalece o coração, fígado, rins, sistema imunológico e nervoso. Seu chakra é o do coração.

Fluorita: É a pedra que manifesta os mais altos aspectos da mente.Torna os indivíduos mais receptivos a outras pedras e às suas influências. Ajuda na compreensão de conceitos mais elevados. Facilita a comunicação interdimensional. Boa para a exploração de novas idéias.
Auxilia no tratamento do alcoolismo, dependência às drogas, obesidade, artrite. Fortalece dentes e ossos. Benéfica para vasos sanguíneos. Seu chakra e o da terceira visão.

Granada: Traz equilíbrio, saúde e paz. É a pedra do amor mais profundo. Tem forte atuação no chakra da base, ajudando a harmonizar a extrema força do kundalini. Estimula a hipófise. Dá vitalidade e energia, estimula a imaginação e acalma a raiva.
Auxilia no tratamento de problemas circulatórios. Seu chakra é o da base.

Hematita: É protetora. Aumenta a auto-estima e a resistência. Energiza e revitaliza. Aumenta o magnetismo pessoal, o otimismo, a vontade e a coragem. Ativa o baço, auxilia no tratamento de doenças do sangue e na circulação do oxigênio do corpo.

Jade: Irradia sabedoria, clareza e tranqüilidade. Energiza os mais altos chakras quando usado sobre o coração, é mais efetivo se usado sozinho. Protege de acidentes e danos. Equilibrador emocional. Transmite amor incondicional, modéstia, coragem e justiça. Dispersa a negatividade. Fortalece o coração, fígado, e sistema imunológico. Auxilia na limpeza do sangue. Aumenta a longevidade e fertilidade. Auxilia nos distúrbios oculares e em problemas femininos.

Lapis Lasuli: Abre a Terceira Visão. É o cristal mais positivo para pessoas artísticas. Amplia os pensamentos e melhora a capacidade de expressão verbal e das habilidades físicas. Alivia tensões, ansiedades e melancolia. Diminui a timidez. Energiza o chakra da garganta. Aumenta a força, vitalidade e virilidade. Protege de resfriados. Ajuda no tratamento de problemas da garganta, pele, e epilepsia. Fortalece a ossatura e a tiróide. Seus chakras são dois: da terceira visão e da garganta.

Malaquita: Reduz stress e tensões. Auxilia a regeneração dos tecidos. Fortalece o coração,sistema circulatório e hipófise. Ajuda a dormir. Revitaliza o corpo e a mente. Revela bloqueios inconscientes. Talismã para jovens e crianças. É uma das pedras mais antigas de que se tem conhecimento. Representa as árvores, ervas, plantas, raízes, terra, daí sua força curadora. Preserva a saúde. Seu chakra é o do coração.

Olho de Tigre: Aumenta a percepção. Usada pelos magos para aumentar a clarividência. É a mais terrena das pedras. Estimula a coragem para mudar o que deve ser mudado. Auxilia na desintoxicação. Diminui a teimosia.
Benéfico para o baço, pâncreas, órgãos digestivos e cólon.
Seus chakras são dois: umbilical e do plexo solar.

Ônix: Estabilizador. Alivia stress e equilibra as polaridades masculina e feminina.Aumenta o equilíbrio emocional, o autocontrole e a inspiração. Seu chakra é a base.

Opala: Constrói a ponte entre consciência vigilante e consciência cósmica. Dá equilíbrio emocional, alegria e criatividade. Estimula a hipófise. A grande variedade de cores dá estímulo a todos os chakras.

Pedra da Lua: É a pedra dos magos e sensitivos. Estimula os órgãos conectados à essência da alma, dá força e crescimento interior e auxilia no processo de crescimento físico e astral. Usada para lembrar os sonhos e para um sono restaurador. Reforça qualidades femininas, receptividade, sensibilidade, intuição, clarividência. Diminui tendências à super-reações emocionais. Dá flexibilidade nas atitudes e ajuda nas reconciliações; dá sorte no amor e proteção aos viajantes. Auxilia no tratamento de problemas do estômago, baço, pâncreas, hipófise. Desbloqueia o sistema linfático. Auxilia partos e problemas femininos. Seus chakras são dois: do plexo solar e umbilical.

Pérola: Engrandecimento físico e espiritual em união perfeita com a alma. Conserva a pureza e restaura a razão. Simboliza e emana clareza e castidade.

Pirita: Ameniza ansiedades, frustrações e depressões. Atrai dinheiro. Conduz a atitudes positivas diante da vida.
Fortalece os desejos. Traz harmonia e rapidez de raciocínio.
Auxilia a digestão. Seus chakras são dois: da base e do plexo solar.

Quartzo Fumé: É tremendamente curador. Atua como sedativo e relaxante. Protege da negatividade. Pode ser usado para aumentar e fortalecer ondas para a comunicação à distância. Telepatia. Fertilidade. Equilíbrio das energias sexuais e emocionais. Auxilia no controle da adrenalina e assimilação de proteínas. Fortalece fígado e pâncreas. Seus chakras são 2: da base e umbilical.

Quartzo rosa: É a pedra do amor. Acalma temperamentos violentos. Sensibiliza para o amor, abranda a dor de corações partidos. Ajuda diluir raiva, ressentimento, culpa, medo, ciúme, tensões. Aumenta autoconfiança, amor próprio, expressão pessoal, criatividade e capacidade de perdoar. Auxilia o funcionamento do fígado e sistema circulatório. Aumenta a fertilidade. Alivia o desequilíbrio sexual e emocional. Seu chakra é o do Coração.

Quartzo rutilado: Pode ser um condutor mais intenso que o quartzo claro. Localiza as doenças e transforma-as na própria fonte de cura. Quebra velhos padrões, ajuda a vencer bloqueios de infância. Atenua depressões. Regenerador de tecidos, aumenta a força vital, fortalece o sistema imunológico, estimula as funções cerebrais, traz inspiração, aumenta a clarividência, e combate a negatividade. Seu chakra é o da coroa.

Rodocrosita: Limpa o subconsciente e fortalece a auto-identidade. Aumenta a memória e a capacidade intelectual. Ajuda a curar ferimentos sentimentais e traumas. Os tons roxo/vermelho ajudam a combinar coragem/vontade/paixão, aspectos dos baixos chakras com o amor do coração. Dá maior auto-aceitação da própria vida. Seus chakras são 2: da base e do coração.

Rubi: O amor espiritual. Devoção. Dá coragem, integridade, prestatividade, vitalidade, poder, liderança. Ajuda a eliminar o senso de limitação. Auxilia na recuperação física e emocional do coração. Melhora a circulação. Revitaliza o sangue e todo o sistema imunológico, mental e físico. Seu chakra é o do coração.

Safira: Eleva os humores. Clareia a mente para a compreensão e auto-conhecimento. Dá clarividência e telepatia. Melhora a expressão e comunicação com os espíritos guias. Alinha corpo, mente, espírito. Estimula habilidades físicas, clareza e inspiração. Dá lealdade, amor, força de vontade, sinceridade. Dissipa confusões. Excelente para meditação. Seu chakra é o da terceira visão.

Sodalita: Cria harmonia e equilíbrio necessários para soluções rápidas. Clareia e tranqüiliza a mente para o conhecimento intuitivo. Exercita habilidade para pensar racionalmente e chegar a conclusões lógicas. Pode ser carregada, segurada ou colocada no chackra da terceira visão para compreensão e tomada de decisões. Equilibra polaridades feminina e masculina. Alivia medos e culpas. Corta ilusões, trazendo verdades. Aumenta a comunicação e expressão criativa. Qualidades similares a do Lápis-lazúli.
Fortalece os sistemas endócrino e linfático. Seu chakra é o da terceira visão.

Topázio Azul: Aumenta a força do metabolismo. Dá equilíbrio emocional. Acalma, equilibra, relaxa. Estimula a auto-expressão e os ideais. Regenera os tecidos, fortalece a tiróide. Seu chakra é o da garganta.

Topázio Imperial (Topázio amarelo): Usado para lembrar vidas passadas e para se livrar de fantasmas. Ajuda na meditação profunda. Relaxa e inspira. Traz abundância.
Auxilia na regeneração dos tecidos e desintoxicação. Fortalece os órgãos digestivos e o sistema nervoso. Seus chakras são 2: umbilical e do plexo solar.

Turmalina: Dispersa a negatividade, medo e aflições. Promove um desenvolvimento saudável e um sono tranqüilo. É um grande protetor, aumenta a sensitividade, a compreensão e a auto-expressão. Altamente eletro-magnético, e por isso muito poderoso para curas. Aumenta as correntes de energia positiva da aura. Suas diversas cores vão alinhar e ativar os chakras correspondentes.

Turmalina Azul: Comunicação e capacidade de expressão e verbalização. Seu chakra é o da garganta

Turmalina Melancia: Verde e rosa. É a melhor pedra para curar problemas do coração. As verdes curam feridas emocionais guardadas, enquanto a rosa liberta o amor curado, fazendo-o fluir novamente. É a pedra para aqueles que levam a vida a sério demais. Estimula outras turmalinas e fortalece seus efeitos.

Turmalina Preta: Ativa o chakra da base. Reflete as más energias ao invés de absorvê-las. Anula energias negativas como raiva, ressentimento, insegurança e ciúme.
Auxilia nos problemas de artrite e da glândula supra-renal (adrenalina). Seu chakra e o da Base.

Turmalina Rosa: Traz equilíbrio, auto-aceitação, percepção, criatividade, fertilidade. Realiza a gloriosa oferenda das expressões de amor para o mundo. Acaba com a agressividade e com a passividade. Seu chakra é do coração.

Turmalina Verde: Purifica e fortalece o sistema nervoso. Usada para inspirar criatividade artística. Seu chakra é o do coração.

Turqueza: Contém força e vitalidade que firma e equilibra as vibrações de quem usa. Ajuda na meditação. Traz paz de espírito, equilíbrio emocional, comunicação, amizade, lealdade, sabedoria. Fortalece todo corpo. Auxilia na absorção de nutrientes, regeneração de tecidos, circulação. Protege de danos. Seu chakra é o da garganta.

..................................................


- Cabala

A cosmologia cabalística tem origem hebraica e nos ensina que no princípio do mundo era o nada, apenas um ponto de energia infinita o EIN SOF (Deus primordial do cabalista), o imanifesto, o incompreensível, o indescritível.

Em um dado momento, numa seqüência complicada de eventos, o EIN SOF decidiu manifestar-se em dez emanações que seriam preservadas em receptáculos especiais e contraiu-se ao máximo para o seu centro, no seu campo de energia, e essa contração criou um vácuo (tzimtzum) e nesse espaço contraído EIN SOF colocou um raio de luz para que houvesse luz nas trevas. Depois desta, deram-se mais nove contrações, de cada uma delas emanando um divino receptáculo contendo uma parcela da luz original do EIN SOF. E desta explosão de luz emanou a Criação, segundo o rabino místico do século XVI, Isaac Luria. Diz a tradição cabalística que quando a luz encheu os dez receptáculos, muita luz se perdeu, e a tarefa de todo ser humano é juntar essas centelhas caídas.
Essa é a versão de Luria para a moderna teoria do Big Bang. Antes de Luria e seu conceito da contração, os antigos cabalistas, acreditavam na Criação, como um ato de expansão.

A tradição mística nos dá a idade do universo. De acordo com o Rabino Isaac de Acco, a Criação se deu a mais de quinze bilhões de anos. Os cientistas, apesar de estarem ainda conferindo seus cálculos, recentemente chegaram à mesma conclusão, de que o universo tem entre nove e dezesseis bilhões de anos.

A Cabala tem linguagem simbólica, alguns cabalistas concluíram que a palavra Sefirot vem do hebreu sappir (safira), luzes brilhantes.

Outros dizem que vem de saper (falar), Deus nos falando, expressando seus diversos aspectos através do Sefirot.

O conceito do EIN SOF e do Sefirot é a base para a compreensão da Cabala. As dez emanações em seu conjunto tem o nome de Sefirot, e cada uma delas é chamada Sefirah e constituem a Árvore da Vida. Portanto, a Árvore ou Sefirot, em cada uma das dez Sefirah revela qualidades e poderes do Ein Sof através das emanações de seus raios. As dez emanações Sefirah são os receptáculos que receberam a luz de Ein Sof em sucessivos e descendentes graus, e assim por extensão e delimitação, criou-se o Sefirot.

A primeira Sefirah é Keter (Coroa). Depois de Keter, emanou Hokmah (Sabedoria), que tem uma vibração mais baixa que a de Keter e assim por diante. A terceira é Binah (Compreensão), Hesed (Amor ) Gevurah (Justiça, Julgamento), Tiferet (Beleza, Compaixão), Netzah (Vitória), Hod (Explendor, Magestade), Yesod (Fundação) e Malkhut, conhecida também como Shekinah (Reino). Através delas, fluem as forças divinas, elas são canais por onde energias e qualidades divinas descem para sustentar e alimentar o mundo. Cada Sefirah recebe e distribui uma parcela de alguns aspectos de Deus.

Os antigos cabalistas as agruparam de modo que podemos estudá-las pelos seus aspectos e qualidades em três colunas ou Pilares na Árvore da Vida.

Na coluna da direita da Árvore estão Hokhmah, Hesed e Netzah. Este é o lado da polaridade positiva, masculina. A coluna da esquerda compõe-se de Binah, Gevurah e Hod, são o lado da polaridade feminina e negativa. A coluna central tem Keter no alto, Tiferet no centro, depois Yesod e na extremidade inferior, Malkhut. O da direita é o Pilar da Misericórdia e incorpora as forças em expansão. O Pilar da esquerda é o Pilar do Julgamento ou Severidade e incorpora as forças de restrição. Esses dois Pilares são equilibrados pelo Pilar Central, que é o da Compaixão.
Outro agrupamento do Sefirot na Árvore da Vida é das tríades, cada uma delas incorporando um atributo divino. A tríade superior é representada por Keter, Hokhmah e Binah, representam o reino do intelecto, tem uma vibração mais intensa que as inferiores. A segunda tríade compõe-se de: Hesed, Gevurah e Tiferet e representa o reino da alma. A terceira tríade é composta por Netzah, Hod e Yesod e representa o reino da natureza.

Segundo a Cabala nós somos uma réplica da Árvore da Vida, e encarnamos as qualidades dos Sefirot, e quando ativamos essas qualidades em nós, estamos ascendendo na Árvore da Vida. Nossa subida na Árvore da Vida deve começar de baixo, através de Malkhut. Os métodos utilizados são: meditação, oração, mantras com repetição do nome de Deus. Para que ocorra um equilíbrio e para que a energia flua de Ein Sof (Deus primordial do cabalista) para o nosso mundo, é aconselhável realizar esses métodos pronunciando os nomes divinos de todas as sefirah.

O nome de Deus associado a sefirah Malkhut é Adonai.

O nome de Deus associado a sefirah Yesod é El Hai.

O nome de Deus associado a sefirah Hod é Elohim Tzevaot.

O nome de Deus associado a sefirah Netzah é Adonai Tzevaot.

O nome de Deus associado a sefirah Tiferet é Adonai.

O nome de Deus associado a sefirah Gevurah é Elohim.

O nome de Deus associado a sefirah Hesed é El.

O nome de Deus associado a sefirah Binah é Adonai.

O nome de Deus associado a sefirah Hokhmah é Yah.

O nome de Deus associado a sefirah Keter é EHYEH ASHER EHYEH.

Uma linda oração ensinada pelo rabino do século XVI, Joseph Tzayach.

Ehyeh Asher Ehyeh, Coroe-me (Keter)

Yah, conceda-me sabedoria (Hokhmah)

Elohim Haim, conceda-me compreensão (Binah)

El, com a mão direita do seu amor, engrandeça-me (Hesed).

Elohim, do terror de seu julgamento, proteja-me (Gevurah).

Adonai, com sua misericórdia, conceda-me beleza (Tiferet).

Adonai Tzevaot, guarde-me para sempre (Netzah).

Elohim Tzevaot, conceda-me a beatitude do seu Esplendor (Hod).

El Hai, pactue com minha fundação (Yesod)

Adonai, abre meus lábios para que minha boca possa fazer uma prece (Malkhut).



Ritos

s ritos e os símbolos são a linguagem do esoterismo.

Os ritos e as imagens são a mais antiga linguagem do homem, possuem a energia que pode despertar o psiquismo humano através dos estímulos sensoriais.

O rito e o símbolo são instrumentos poderosos de ampliação mágica da consciência, e tudo que estimula os sentidos pode ser usado como símbolo.

A diferença entre as diversas linhas ou doutrinas esotéricas está justamente nos diferentes ritos e símbolos adotados como elementos de poder: o poder do verbo (mantras), o poder da visualisação (os sete raios, o raio violeta, ícones, imagens visuais), o poder do rítmo (música), sonhos (imagens que contem uma mensagem da alma).


O conhecimento dos símbolos é o instrumento do esoterista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o Montanismo?

O Wikicionário ( http://bit.ly/cLd4hR ) informa que é uma " heresia criada por Montano no século II, que defendia novas revelações do Espírito Santo " e o Wikipedia completa informando que   O   Montanismo   foi um movimento cristão fundado por Montano por volta de 156-157 (ou 172), que se organizou e difundiu em comunidades na Ásia Menor, em Roma e no Norte de África. Montano nasceu na Frígia (Ásia Menor Romana, hoje Turquia),  e afirmava possuir o dom da profecia, e que havia sido enviado por Jesus Cristo para inaugurar a era do Paráclito. Duas mulheres que o acompanhavam, Priscila e Maximila, afirmavam que o Espírito Santo falava através delas. Durante os seus êxtases anunciavam o fim iminente do mundo, conclamando os cristãos a reunirem-se na cidade de Pepusa, na Frígia, onde surgiria a Jerusalém celeste, uma vez que uma nova era cristã se iniciava com esta nova revelação. O seu adepto mais famoso foi Tertuliano (c. 170-212), um dos primeiros doutores da Igreja, autor

A seita de Reverendo Moon

A seita criada por Reverendo Moon, em 1945, é chamada de moonismo. O nome da seita é Igreja da Unificação ou Associação para a Unificação do Cristianismo Mundial (AUCM). Em 1973 foi para os Estados Unidos. Quem é Reverendo Moon Ele se chama Sun Myung Moon. Nasceu na Coréia do Sul em 1920. Foi educado na fé presbiteriana da qual foi excluído em 1948. Segundo Moon, Jesus Cristo falhou em sua missão pois morreu na cruz. Moon afirma que, quando tinha 16 anos, o próprio Jesus apareceu-lhe, na Páscoa de 1936,pedindo que ele cumprisse a obra inacabada que deixara. Moon conta que orou, estudou e afirma que conversou diretamente com Jesus Cristo que lhe confidenciou segredos não revelados na Bíblia. Esses segredos deram origem a um livro com assuntos sobre a criação e a salvação mundial. Ainda com a profissão de eletricista, Moon começou a pregar na Coréia. Entrou para a Igreja Pentecostal, em Pyongyang, capital da Coréia do Norte. Continuou pregando suas doutrinas com sucesso. Foi preso pelo

Maçonaria

1. O que é a Maçonaria de nossos dias? A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança com amor à Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal. 2. A Maçonaria é uma sociedade secreta? A Maçonaria não é uma sociedade secreta, no sentido como tal termo é geralmente empregado. Uma sociedade secreta é aquela que tem objetivos secretos e oculta a sua existência assim como as datas e locais de suas sessões. O objetivo e propósito da Maçonaria, suas leis, história e filosofia tem sido divulgados em livros que estão à venda em qualquer livraria. Os únicos segredos