Pular para o conteúdo principal

Maçonaria

1. O que é a Maçonaria de nossos dias?
A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança com amor à Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal.
2. A Maçonaria é uma sociedade secreta?
A Maçonaria não é uma sociedade secreta, no sentido como tal termo é geralmente empregado. Uma sociedade secreta é aquela que tem objetivos secretos e oculta a sua existência assim como as datas e locais de suas sessões. O objetivo e propósito da Maçonaria, suas leis, história e filosofia tem sido divulgados em livros que estão à venda em qualquer livraria. Os únicos segredos que a maçonaria conserva são as cerimônias empregadas na admissão de seus membros e os meios usados pelos Maçons para se conhecerem.
3. A Maçonaria é uma religião?
A Maçonaria não é uma religião no sentido de ser uma seita, mas é um culto que une homens de bons costumes. A Maçonaria não promove nenhum dogma que deve ser aceito taticamente por todos, mas inculca nos homens a prática da virtude, não oferecendo panacéias para a redenção de pecados. Seu credo religioso consiste apenas em dois artigos de fé que não foram inventados por homens, mas que se encontram neles instintivamente desde os mais remotos tempos da história: A existência de Deus e a Imortalidade da Alma que tem como corolário a Irmandade dos Homens sob a Paternidade de Deus.
4. A Maçonaria é anti-religiosa?
A Maçonaria não é contra qualquer religião. Ela ensina e pratica a tolerância, defendendo o direito do homem praticar a religião ed seu agrado. A Maçonaria não dogmatiza as particularides do credo e da religião. Ela reconhece os benefícios e a bondade assim como a verdade de todas as religiões, combatendo, ao mesmo tempo, as suas inverdades e o fanatismo.
5. A Maçonaria é ateísta ou meramente agnóstica?
A Maçonaria não é ateísta nem agnóstica. O ateu é aquele que diz não acreditar em Deus enquanto o agnóstico é aquele que não pode afirmar, conscientemente, se Deus existe ou não. Para ser aceito e ingressar na Maçonaria, o candidato deve afirmar a crença em Deus.
6. A Maçonaria é um partido político?
A Maçonaria não é um partido político. Ela não tem partido. Em princípio, a maçonaria apóia o amor à Pátria, respeito às leis e à Ordem, propugnando pelo aperfeiçoamento das condições humanas. Os maçons são aconselhados a se tornarem cidadãos exemplares e a se afastarem de movimentos cuja tendência seja a de subverter a paz e a ordem da sociedade, e se tornarem cumpridores das ordens e das leis do país em que estejam vivendo, sem nunca perder o dever de amar o seu próprio país. A maçonaria promove o conceito de que não pode existir direito sem a correspondente prestação de deveres, nem privilégios sem retribuição, assim como privilégios sem responsabilidade.
7. A Maçonaria é uma sociedade de auxílios mútuos?
A Maçonaria não é uma sociedade de auxílios mútuos, ela não garante à ninguém a percepção de uma soma fixa e constante a nenhum de seus membros, na eventualidade de uma desgraça ou calamidade pode reclamar tal auxílio. Entretanto, a Maçonaria se empenha para que nenhum de seus membros sofra necessidades ou seja um peso para os outros. O Maçom necessitado recebe de acordo com as condições e as possibilidades dos demais membros da Ordem.
8. A Maçonaria é uma ideologia ou um "ismo"?
A Maçonaria nem é uma ideologia, nem um "ismo". Ela não se envolve com as sutilezas da filosofia política, religiosa ou social. Mas, ela reconhece que todos os homens tem uma só origem, participam da mesma natureza e tem a mesma esperança e, por conseguinte, devem trabalhar em união para o mesmo objetivo - a felicidade e bem estar da sociedade.
9. Então o que é a Maçonaria?
A Maçonaria é uma organização mundial de homens que, utilizando-se de formas simbólicas dos antigos construtores de templos, voluntariamente se uniram para o propósito comum de se aperfeiçoarem na sociedade. Admitindo em seu seio, homens de caráter, sem consideração à sua raça, cor ou credo, a Maçonaria se esforça para constituir uma liga internacional de homens dedicados a viverem em paz, harmonia e afeição fraternal.
10. Qual é a missão da Maçonaria?
A missão da Maçonaria é a de "fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos".
A missão da Maçonaria ainda é a prática das virtudes e da caridade, é confortar os infelizes, não voltar as costas à miséria, restaurar a paz de espírito e a paz aos desamparados e dar novas esperanças aos desesperançados.
11. A Maçonaria convida as pessoas para se filiarem a ela?
A Maçonaria não "convida" ninguém, mesmo aos mais qualificados para se tornarem um membro da Ordem. Aquele que deseja entrar para ela, deve manifestar esse desejo espontaneamente, declarando que livre e conscientemente deseja participar dela.
A Maçonaria não prende nenhum homem a juramentos incompatíveis com sua consciência o liberdade de pensar.
12. Porque a Maçonaria não inicia mulheres?
Tendo evoluído da Maçonaria Operativa que erguia templos no período da construção de catedrais, a Maçonaria adotou a antiga regulamentação que provia o seguinte: "As pessoas admitidas como membros de uma Loja devem ser homens bons e de princípios virtuosos, nascidos livres de idade madura, sem vínculos que o privem de pensar livremente, sendo vedada a admissão de mulheres assim como homens de comportamento duvidoso ou imoral.
A regularidade da maçonaria se deve ao fato de se ater aos seus princípios básicos e imutáveis regidos por mandamentos, entre os quais se inclui o que acima se disse.
13. Por que são chamados de templos os locais de reunião?
Os lugares onde os maçons se reúnem são chamados de templos porque, embora não sendo uma religião ou reunindo-se em uma igreja, a Maçonaria preserva religiosamente os direitos de cada indivíduo praticar a religião ou credo de sua preferência, mantendo-se eqüidistante das diferentes seitas ou credos. Ela ensina a todos como respeitar e tolerar as religiões diversas de seus membros.
14. A Maçonaria Universal obedece a uma autoridade máxima?
Nem mesmo em um país como os Estados Unidos que agora se compõe de 50 Estados e conta com cerca de 4 milhões de Maçons, obedece a Maçonaria a uma autoridade suprema. A Maçonaria em cada país ou em cada estado de uma Federação é regulada e dirigida por uma Grande Loja independente e soberana.
15. Símbolos e Simbolismo na Maçonaria
Conheça os símbolos mais usados pela maçonaria:
1. Símbolos religiosos, místicos e tradicionais:
Deus, a criação e perfeição
São representados pelo Selo de Salomão ou Escudo de Davi (Estrela de Davi).
Estrela de Davi
Evocação da idéia de Deus
Representada pelo Triângulo, Delta Luminoso ou por Três Pontos 
3 Pontos
(detalhe da nota de um dolar americano)

Sol
Representado pelo Círculo com um ponto central.
Símbolo do Sol - Círculo com um ponto central

Símbolo do Poder
Representado pelo TAU grego.

2. Símbolos da Arte da Construção:
Medida na pesquisaRepresentada pelo Compasso.
Retidão na ação
Representada simbolicamente pelo Esquadro.

Vontade na aplicação
Representada pelo Malho (ou Malhete).
Malho

Discernimento na investigação
Representado pelo Cinzel.

Profundeza na observação,
Representada pela Perpendicular (prumo).
Emprego correto dos conhecimentos,
Representado pelo Nível.
Precisão na execução,
Representada pela Régua.
Poder da vontade,
Representado pela Alavanca.

Benevolência para com todos, 
Representada pela Trolha.
Trabalho constante,
Representado pelo Avental.

O dualismo,
Representado pelo Pavimento de Mosaico.
O Trabalho do Aprendiz,
Representado pela transformação da Pedra Bruta na Pedra Polida (Pedra Cúbica).

Selo dos Correios - Brasil 2004
Desbastando a Pedra Bruta

3. Símbolos herméticos e alquímicos:
Os quatro elementos herméticos,
Representados pelos elementos clássicos: Ar, Terra, Água, Fogo.
Os três princípios da Grande Obra,
Representados pelo Sal, Mercúrio e Enxofre
(Sal, Mercúrio e Enxofre)


Ainda temos outros símbolos herméticos e alquímicos, como por exemplo:




  • O Sol e a Lua;



  • Coluna B (Boaz ou Booz) e Coluna J (Jachim);



  • O VITRIOL (Visita Interiora Terrae Rectificando Invenies Occultul Lapidem, que significa "visita o interior da terra e, retificando-te, encontrarás a pedra oculta");



  • Outros símbolos ocultos

      • Malcut: Reino

  • O Sol e a Lua

    Colunas J e B

    (VITRIOL)

    4. Símbolos com significado particular:
    A união entre os Maçons,
    Representada pela Romã.
    A cooperação para atingir o mútuo desenvolvimento,
    Representada pela Colméia.
    A união fraternal,
    Representada pela Cadeia de União
    (Cadeia da União)


    A luz do aprendizado, do conhecimento e da revelação,
    Representada pela Lamparina.

    A iluminação,
    Representada pela Estrela flamejante.

    O conhecimento,
    Representado pela letra G. Sétima letra do alfabeto latino e terceira letra do alfabeto grego (Gama). Ghimel, em fenício e em hebráico, Gomal em siríaco e Gun em árabe. A letra G é equivalente ao Gama grego - O Conhecimento - (de Gnosis). Representa o Grande Arquiteto do Universo e a ciência da Geometria.


    O equilíbrio,
    Representado pelas colunas da Sabedoria, Força e Beleza.

    Colunas maçônicas representando
    a Sabedoria, Força e Beleza

    A imortalidade e inocência,
    Representadas pelo ramo de Acácia.

    O amor e a abnegação,
    Representados pelo Pelicano.

    5. Outros símbolos tradicionais:

    Pitagóricos,
    Representados pelos números, pelo Pentagrama (estrela de cinco pontas), pela Proporção Áurea (ou Proporção Dourada) e pelo Teorema de Pitágoras.

    Cabalísticos,
    Representados pelas sefirotes ou sefiras (manifestações ou esferas da Árvore da Vida).





    Keter: Coroa
    Binah: Compreensão
    Hochma: Sabedoria
    Daath: Gnose ou Conhecimento
    Gevura: Julgamento
    Hesed: Misericórdia
    Hod: Reverberação
    Tepheret: Equilíbrio/Beleza
    Netzah: Eternidade
    Yesod: Fundação

    Geométricos (ex: Círculo, Triângulo, etc.), religiosos e muitos outros que servem a um significado maçônico.





    Com muita propriedade, Jean-Pierre Bayard, em sua obra "A Franco-Maçonaria", define o simbolismo: "O simbolismo é a linguagem da ascese. Para além do tempo e do espaço, liga a dimensão individual quotidiana, psicológica à escala cósmica, supra-individual. Pode variar na sua expressão, nas suas representações exteriores, mas os seus fundamentos permanecem imutáveis". Diz ele, que "os símbolos não são simples imagens passivas, transformadores de energia psíquica, modificam a natureza secreta do homem. O símbolo não é um conceito sábio, em entidade abstrata, mas sim uma lei profunda, que exerce o seu poder sobre a natureza interior do ser humano. O símbolo permite a transmissão da mensagem, veicula o elemento central da idéia, para além das diferenças de cultura e de civilização. Ele é intemporal.
        Em Les Cahiers du Pélican, em seu no. 10, André Pothier, destaca:

    "O símbolo oferece-se em silêncio àquele cujos olhos do coração estão abertos".

Comentários

  1. Dia bom! Espero que todos vocês e suas famílias estejam seguros. A situação da Covid-19 está realmente piorando em todo o mundo, todos nós oramos a Deus todo-poderoso para nos fortalecer, para que possamos ficar vivos para testemunhar, trouxe boas notícias que todos podem se beneficiar e também ajudar o privilégio, se você são uma pessoa boa e gentil, que também querem fazer do mundo um lugar melhor para se viver, agora a sociedade maçonaria está selecionando as pessoas mais gentis que estão interessadas em ingressar na sociedade, e o bom é que a sociedade maçonaria não envolveu seus se em coisas más, eles não são como a sociedade illuminati, a sociedade maçonaria acredita em deus, eles são agrupados de pessoas que se reúnem para avaliar a condição original das pessoas e outras, uma vez que você se torna um membro da sociedade, eles têm uma quantidade significativa de benefícios que nos é dado a você como o novo membro, e você deve usar 10% do benefício para auxiliar o privilégio e entregar a credencial ao senhorio, exorto-o se você tiver interesse, encontre o endereço de contato oficial abaixo, você pode ser um dos sortudos aleatórios, todos têm dentro de si uma boa notícia, a boa notícia é que você não sabe o quão bom você pode ser! Quanto você pode amar! O que você pode realizar! E qual é o seu potencial, fique forte, levante-se, tenha uma voz.

    Whatsapp; + 31 687 329 133
    Endereço de e-mail; info.masonic.oregon@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o Montanismo?

O Wikicionário ( http://bit.ly/cLd4hR ) informa que é uma " heresia criada por Montano no século II, que defendia novas revelações do Espírito Santo " e o Wikipedia completa informando que   O   Montanismo   foi um movimento cristão fundado por Montano por volta de 156-157 (ou 172), que se organizou e difundiu em comunidades na Ásia Menor, em Roma e no Norte de África. Montano nasceu na Frígia (Ásia Menor Romana, hoje Turquia),  e afirmava possuir o dom da profecia, e que havia sido enviado por Jesus Cristo para inaugurar a era do Paráclito. Duas mulheres que o acompanhavam, Priscila e Maximila, afirmavam que o Espírito Santo falava através delas. Durante os seus êxtases anunciavam o fim iminente do mundo, conclamando os cristãos a reunirem-se na cidade de Pepusa, na Frígia, onde surgiria a Jerusalém celeste, uma vez que uma nova era cristã se iniciava com esta nova revelação. O seu adepto mais famoso foi Tertuliano (c. 170-212), um dos primeiros doutores da Igreja, autor

A seita de Reverendo Moon

A seita criada por Reverendo Moon, em 1945, é chamada de moonismo. O nome da seita é Igreja da Unificação ou Associação para a Unificação do Cristianismo Mundial (AUCM). Em 1973 foi para os Estados Unidos. Quem é Reverendo Moon Ele se chama Sun Myung Moon. Nasceu na Coréia do Sul em 1920. Foi educado na fé presbiteriana da qual foi excluído em 1948. Segundo Moon, Jesus Cristo falhou em sua missão pois morreu na cruz. Moon afirma que, quando tinha 16 anos, o próprio Jesus apareceu-lhe, na Páscoa de 1936,pedindo que ele cumprisse a obra inacabada que deixara. Moon conta que orou, estudou e afirma que conversou diretamente com Jesus Cristo que lhe confidenciou segredos não revelados na Bíblia. Esses segredos deram origem a um livro com assuntos sobre a criação e a salvação mundial. Ainda com a profissão de eletricista, Moon começou a pregar na Coréia. Entrou para a Igreja Pentecostal, em Pyongyang, capital da Coréia do Norte. Continuou pregando suas doutrinas com sucesso. Foi preso pelo

Hinduísmo

Histórico hinduísmo nasceu entre os anos 1500 e 1200 antes da Era Comum (AEC) na Índia. Não se tem notícia de um fundador para esta religião, pois há muito mais tempo da sua fundação os hindus alimentam suas crenças baseadas no ciclo da vida, a lei do karma. Há uma grande variedade de religiões, seitas e filosofias de vida, com muitos deuses, deusas, líderes e pensadores. A mais antiga filosofia do hinduísmo é a filosofia vedanta. Dentro dessa diversidade, no entanto, existe muita unidade no hinduísmo, pois entre os deuses três se destacam: Brahma, o criador – Shiva, o destruidor e Vishnu, o protetor. E todos os deuses e toda criação fazem parte de um ser universal absoluto, o Deus dos hindus, o adorado Brahman (não confundir com Brahma da trilogia Brahma, Vishnu e Shiva). Atualmente cerca de 745 milhões de hindus se espalham pelo mundo. A maioria vive na Índia, Indonésia, Paquistão, Birmânia, Ceilão, Malásia, África do Sul, Estados Unidos e em outros países através das org