Pular para o conteúdo principal

Hinduísmo

Histórico

hinduísmo nasceu entre os anos 1500 e 1200 antes da Era Comum (AEC) na Índia.

Não se tem notícia de um fundador para esta religião, pois há muito mais tempo da sua fundação os hindus alimentam suas crenças baseadas no ciclo da vida, a lei do karma.

Há uma grande variedade de religiões, seitas e filosofias de vida, com muitos deuses, deusas, líderes e pensadores. A mais antiga filosofia do hinduísmo é a filosofia vedanta.

Dentro dessa diversidade, no entanto, existe muita unidade no hinduísmo, pois entre os deuses três se destacam: Brahma, o criador – Shiva, o destruidor e Vishnu, o protetor.

E todos os deuses e toda criação fazem parte de um ser universal absoluto, o Deus dos hindus, o adorado Brahman (não confundir com Brahma da trilogia Brahma, Vishnu e Shiva).

Atualmente cerca de 745 milhões de hindus se espalham pelo mundo. A maioria vive na Índia, Indonésia, Paquistão, Birmânia, Ceilão, Malásia, África do Sul, Estados Unidos e em outros países através das organizações derivadas.

No Brasil, há milhares de seguidores de religiões, seitas e filosofias hinduístas. 



Fundamentação Doutrinária

s hinduístas acreditam na lei da reencarnação. Entendem que a vida na terra é parte de um ciclo eterno de nascimentos , mortes e renascimentos.

Toda pessoa renasce ou reencarna cada vez que morre, mas se levar uma vida voltada para o bem , pode ser liberta desse ciclo.
Levar uma vida pacífica, estudar textos do hinduísmo, ser vegetariano, rezar e meditar são as características que os hindus usam com o objetivo de se identificarem com Brahmam ou Deus.
Para o hinduísta é fundamental seguir estritamente o dharma, conjunto de regras religiosas específicas para cada indivíduo em cada segmento de sua vida.

O cumprimento correto do dharma (dever prescrito) pode levar o praticante a mukti, liberação.
Por causa da crença na reencarnação e na certeza de que todos os seres vivos são parte do mesmo espírito, acreditam que animais e seres humanos devem ser tratados com igual respeito.

Escritos Sagrados:

Vários são os escritos sagrados pelos hindus e considerados como verdades infalíveis, conforme livro revelado por Brahma, OS Vedas, divido em quatro partes por Vyasadeva: Sama, ArthavaVeda, Yajur e Rig Veda.


Doutrinas e Crenças

O hinduísmo crê na existência de um espírito universal, uma grande alma ( Paramatman) que tem nome de Brahma.

Na verdade, o princípio da Verdade Absoluta se divide em três aspectos, no hinduísmo: Brahmam, Paramatma e Bhagavan.

O primeiro, Brahmam, refere-se ao aspecto "sat" da V.A., ou seja, o aspecto de existência eterna. É o aspecto onipresente de Deus.

O segundo, Paramatma, refere-se ao aspecto "cit", ou seja, conhecimento eterno. Paramatma, também traduzido por Superalma, é o aspecto onisciente de Deus, que está no coração de toda entidade viva e testemunha todas as ações, karma.

O terceiro aspecto da V.A. é Bhagavan. É o aspecto "ananda", bem-aventurado de Deus. É o aspecto pessoal de Deus, quando realiza atividades e passatempos. É nesse aspecto pessoal que Deus manifesta Seu amor por Seus devotos e associados eternos, na Sua Morada pessoal, no mundo espiritual, além dos inumeráveis universos materiais.

Karma – Samsara, pode ser traduzido por "ação e reação". É o ciclo repetitivo de nascimento e morte.

No Mukti, libertação do homem do ciclo da reencarnação.

Meditação , Oração e Peregrinação.

Os seres vivos (humanos, animais e vegetais) são considerados sagrados porque neles habita a divindade Paramatma.

Krishna é retratado como vaqueiro. Krishna é a representação do aspecto bhagavan(pessoal) da Verdade Abssoluta. O aspecto da Suprema Personalidade de Deus.

A vaca é considerada como mãe da terra e símbolo da fertilidade do solo, e é sagrada no hinduísmo. O ato de alimentar a vaca é visto como uma espécie de veneração.

Deuses e deusas principais:

Rama,Vishnu, Shiva e Durga.

Porém os mais adorados, com maior número de templos são:

Rama, a encarnação de Vishnu como o rei perfeito e exemplo perfeito de seguidor do dharma, religião.

Vishnu (o mesmo que Krishna), Shiva e a Deusa Durga, a Mãe eterna, o princípio feminino da natureza material.

Deuses Védicos:

Surya – Deus do sol.

Agni – Deus do fogo.

Indra – Deus do céu, guerreiro.
Indra é o Deus do Céu e da chuva. É o líder desses deuses, que algumas vezes retratados como semideuses, ou administradores dos assuntos universais.)

Vayu – Deus do ar e do vento.

Varuna – Deus dos oceanos.

Os hindus queimam seus mortos , não os enterram.
O culto público é oficializado pelo sacerdote brâmane.

Avatares de Vishnu:

Quando o mundo está ameaçado pelo mal, Vishnu vem protegê-lo em um de seus avatares ou encarnação. Nos mitos hindus destacam-se dez avatares como os mais poderosos para fazer o bem:

Mastya: Avatar peixe. Salvou o primeiro homem Manu Gilgamesh e Noé do grande dilúvio.

Kurma: Avantar tartaruga. Ajudou a criar o mundo sustentando o sagrado monte Sumeru.

Varaha: Avatar javali. Terceira reencarnação animal.

Narasimha: Meio homem, meio leão. Combate demônio maligno.

Vamana: Avatar anão. Também combate o demônio.

Parashurama: Conhecido como Rama. Com o machado derrotou todas as classes de guerreiro.

Buda: Fundador do budismo. É tido como o nono avatar.

Krishna: Avatar muito popular. É tido como um valente soldado e governante.

Kalki: Último avatar. Ainda não apareceu na terra. Trata-se de guerreiro montado em um cavalo branco que virá destruir todo o mal.

Rama : Príncipe. Sétima das mais populares reencarnações.

Outros Deuses e Deusas:

Devi – significa a Deusa. Os hindus chamam suas esposas de devi.

Kali – Assassina de demônios. É vista em lugares de cremação, e também reverenciada como a libertadora da reencarnação.

Parvati – companheira ideal para o Deus Shiva.

Lakshmi – Deusa da riqueza e esposa de Vishnu.

Durga – retratada carregando armas, é protetora do bem. Simboliza a fertilidade.

Sarasvati – Deusa das artes, esposa do Deus Brahma(artes, ciências e sabedoria).

Ganesha – Deus com cabeça de elefante. Filho de Shiva e Parvati. As pessoas o invocam pedindo que elimine obstáculos em novos empreendimentos, tais como mudança de casa, casamentos, exames.

Yama – Deus da morte.

Hanuman – Deus macaco conhecido pela sua bravura, força e devoção à Rama.

Kartikeyya – Filho de Shiva é o Deus da guerra.



Ritos

Samskaras – principais etapas da vida de uma pessoa: nascimento, maioridade, casamento e morte.

Nascimento – O bebê é lavado e a palavra sagrada “om” é escrita com mel em sua língua.

Casamento – Pode durar até 12 dias, com festas danças e rituais religiosos.

Morte – São cremados em uma pira aberta que é acesa pelo filho mais velho do falecido.

Upanayana – Cerimônia de maioridade, marca o renascimento espiritual, iniciação aos estudos das escrituras e o aprendizado Gayatri, e do Rigveda.

Ashramas – Com quatro etapas da vida:

1.Período de instrução, com o estudo dos Vedas.

2.Casa e constituição da família.

3.Estilo de vida mais espiritual na aposentadoria.

4.Omissão da vida social, e concentração na busca religiosa.

Varnas:

Divisão da sociedade em quatro grandes grupos chamados de Varna.

De acordo com Purusha-sukta, um dos hinos do Rigveda, as quatros varnas começaram a existir durante a criação do mundo, quando um ser primitivo chamado Purusha foi sacrificado . Boca, braços, pernas e pés de Perusha tornaram-se as quatros diferentes Varnas.

Brâmanes: boca de Perusha. A classe mais alta, sacerdotes.

Xatrias: do braço ; classe dos guerreiros e governantes.

Vaixias: das pernas; classes dos comerciantes e agricultores.

Sudras: dos pés; classes dos trabalhadores.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o Montanismo?

O Wikicionário ( http://bit.ly/cLd4hR ) informa que é uma " heresia criada por Montano no século II, que defendia novas revelações do Espírito Santo " e o Wikipedia completa informando que   O   Montanismo   foi um movimento cristão fundado por Montano por volta de 156-157 (ou 172), que se organizou e difundiu em comunidades na Ásia Menor, em Roma e no Norte de África. Montano nasceu na Frígia (Ásia Menor Romana, hoje Turquia),  e afirmava possuir o dom da profecia, e que havia sido enviado por Jesus Cristo para inaugurar a era do Paráclito. Duas mulheres que o acompanhavam, Priscila e Maximila, afirmavam que o Espírito Santo falava através delas. Durante os seus êxtases anunciavam o fim iminente do mundo, conclamando os cristãos a reunirem-se na cidade de Pepusa, na Frígia, onde surgiria a Jerusalém celeste, uma vez que uma nova era cristã se iniciava com esta nova revelação. O seu adepto mais famoso foi Tertuliano (c. 170-212), um dos primeiros doutores da Igreja, autor

A seita de Reverendo Moon

A seita criada por Reverendo Moon, em 1945, é chamada de moonismo. O nome da seita é Igreja da Unificação ou Associação para a Unificação do Cristianismo Mundial (AUCM). Em 1973 foi para os Estados Unidos. Quem é Reverendo Moon Ele se chama Sun Myung Moon. Nasceu na Coréia do Sul em 1920. Foi educado na fé presbiteriana da qual foi excluído em 1948. Segundo Moon, Jesus Cristo falhou em sua missão pois morreu na cruz. Moon afirma que, quando tinha 16 anos, o próprio Jesus apareceu-lhe, na Páscoa de 1936,pedindo que ele cumprisse a obra inacabada que deixara. Moon conta que orou, estudou e afirma que conversou diretamente com Jesus Cristo que lhe confidenciou segredos não revelados na Bíblia. Esses segredos deram origem a um livro com assuntos sobre a criação e a salvação mundial. Ainda com a profissão de eletricista, Moon começou a pregar na Coréia. Entrou para a Igreja Pentecostal, em Pyongyang, capital da Coréia do Norte. Continuou pregando suas doutrinas com sucesso. Foi preso pelo

Maçonaria

1. O que é a Maçonaria de nossos dias? A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança com amor à Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal. 2. A Maçonaria é uma sociedade secreta? A Maçonaria não é uma sociedade secreta, no sentido como tal termo é geralmente empregado. Uma sociedade secreta é aquela que tem objetivos secretos e oculta a sua existência assim como as datas e locais de suas sessões. O objetivo e propósito da Maçonaria, suas leis, história e filosofia tem sido divulgados em livros que estão à venda em qualquer livraria. Os únicos segredos